Se por algum motivo resolvemos ou precisamos mudar de bairro ou cidade isso já causa algum temor e dúvidas em nossas cabeças e corações, quando a mudança é para outro país a decisão precisa ser tomada com muito mais cuidado e cautela. Embora os avanços tecnológicos permitam que praticamente coabitemos uma enorme aldeia global, trocar de país, conhecer e adaptar-se a uma nova cultura, hábitos, clima e idioma está longe de ser uma tarefa exatamente fácil.

Há, porém, diversas formas de facilitar esse processo. E neste texto trataremos de como isso pode ser feito quando a mudança acontece para Portugal. Embora seja claro que existe uma língua portuguesa falada no Brasil e outra em Portugal, a adaptação ao idioma é, evidentemente, mais fácil do que em outros países. E esta é a primeira grande vantagem de migrar do Brasil para o país que nos descobriu há quase 519 anos.

Segurança

Uma das maiores das muitas carências que os brasileiros encontram em seu país de origem é a questão da segurança. Por isso, ao resolver sair para morar em outra nação essa é uma questão imediatamente levantada. E, quanto a isso, o brasileiro pode ficar tranquilo. Literalmente. Atualmente e sob diversos aspectos, Portugal integra as mais distintas listas de países mais seguros para se viver no mundo. É possível andar a pé pelas ruas das grandes e pequenas cidades portuguesa sem medo a qualquer hora do dia.

Saúde pública 

Os hospitais públicos são de primeira linha em Portugal e não cobram nada para atender o público de zero a dezoito anos. A partir dessa idade, no entanto, os valores são praticamente simbólicos de tão baratos. É tradição também a presença do “médico da família”, que trabalha com controle e prevenção de doenças. Quando elas acontecem, os medicamentos para diversas delas são gratuitos e de qualidade.

Custo de vida 

O custo de vida em Portugal é consideravelmente mais barato do que no Brasil, levando-se em conta o retorno de qualidade dos serviços em relação às suas despesas. Quem recebe o salário mínimo (557 euros), vive de forma digna, embora sem luxo. A única reclamação ouvida constantemente a esse respeito é em relação ao preço dos aluguéis de imóveis, mas aí vai uma dica: morando de dez a vinte quilômetros do centro os aluguéis caem até pela metade do preço e não há dificuldade alguma no traslado casa-trabalho para quem não tem carro. Confira no próximo item que destacaremos.

 

Transporte público 

É de enorme eficiência e praticidade o transporte público em Portugal. E não só em comparação com o Brasil, em que a diferença chega a ser gritante, mas não deve nada aos melhores sistemas do mundo. A rede de transporte inclui ônibus, metrô, trem e avião. Todos com conforto. Por se tratar de um país de dimensões pequenas, é possível ir da capital Lisboa até o norte do país de trem em menos de quatro horas. No dia-a-dia você vai da sua casa ao trabalho ou à balada por um preço muito baixo mesmo morando afastado do centro. E as filas e transportes lotados ocorrem apenas muito raramente.

O país do momento 

Assim como já foram a França e a Inglaterra em determinadas épocas, Portugal é considerado o local onde se deve estar na Europa nos dias de hoje. Não só para turismo, em que há uma gama inesgotável de opções, como para morar e fazer negócios. É uma economia estável e crescente que oferece prosperidade nos mais diversos setores.

Europa + Você

Tudo pode se tornar uma experiência ainda mais atrativa caso você conte com a consultoria de uma das empresas mais capacitadas em tornar sua mudança e permanência um processo fácil e descomplicado. Entre em contato agora mesmo com a Europa + Você e venha saiba como é viver em um dos melhores países do mundo!