Não é de hoje que diversos brasileiros tentam, uns com e outros sem sucesso, obter a cidadania de algum país da Europa. Por conta da nossa colonização, o campeão nesse tipo de pedido é Portugal. O país ibérico, considerado nos dias de hoje um dos melhores lugares para se viver no mundo – custo de vida, segurança, economia e empregos são alguns dos fatores que o colocam nessa lista – deixou de ser o sonho de alguns familiares brasileiros em busca de suas origens para se transformar no eldorado de estabilidade financeira sonhado e não realizado no Brasil.

O processo 

Há mais de uma forma de um cidadão brasileiro conseguir sua cidadania portuguesa. As relações entre os dois países são as mais cordiais e nossos descobridores não costumam criar barreiras desnecessárias. Existe, porém, todo um trâmite, que vamos tentar resumir.

A primeira coisa que importa é de quantas gerações você é descendente. Quem é filho de português entra direto com o processo. Neto com pai vivo precisa que o pai tire a cidadania primeiro. Terminado o processo dele, só então entra com o seu. Se o pai estiver morto, é preciso que o neto tenha como provar seus laços com Portugal.

Outra coisa que determina o tempo a ser esperado para a obtenção da cidadania é a forma como o pedido chegará ao país. Caso você opte por ir ao consulado português, precisará enfrentar filas para agendamento ou mesmo nem conseguir agendar, porque em alguns períodos este órgão se fecha para este tipo de pedido. Ainda assim, quando o agendamento é feito, o processo dura pelo menos um e pode chegar a até dois anos.

Europa + Você

É exatamente neste ponto que é importante contar com uma empresa experiente no mercado, capaz de acelerar os processos de obtenção de cidadania. Quando a empresa está sediada no país em que você deseja morar então, tudo fica ainda mais rápido. É o caso da Europa + Você! Realizando esse pedido por nosso intermédio, o tempo de espera costuma cair para, no mínimo, pela metade. Ou seja, a distância entre o desejo de obter cidadania portuguesa e a chegada no país dos seus sonhos cai para apenas seis meses. Entre em contato conosco e já sabe: ao desligar o telefone ou concluir o envio do e-mail, separe a documentação e…comece a fazer as malas!