A ligação dos brasileiros com Portugal – e vice-versa – é embrionária e isso não é novidade para ninguém. Há 519 anos, quando Pedro Álvares Cabral aportou na Bahia, uma conexão dessas que dura pra sempre foi iniciada e, desde então, portugueses por aqui e brasileiros por lá são uma constante.

O desenvolvimento histórico dos dois países, no entanto, vem fazendo com que o movimento migratório do país sul-americano para o europeu se intensifique cada vez mais nos últimos anos. Mas…por quê?

Essa pergunta que tentaremos responder abaixo: Confira!

QUALIDADE DE VIDA

A recessão econômica, a escalada dos índices de violência, desemprego e desigualdade social por qual passa o Brasil nas últimas décadas tem feito com que os brasileiros muitas vezes pensem – e coloquem em prática – a ideia de morar fora. Some-se a isso o fato de que Portugal, sem exageros, é o “país da moda” na Europa, e as ligações luso-brasileiras já citadas e a equação está completa.

Portugal é um país desenvolvido. De acordo com informações do Fórum Econômico Mundial, Portugal ocupa a 15ª posição dentre os 140 países em pesquisas que estudam infraestrutura.

Localizado na península ibérica, o país situa-se em um local privilegiado, uma porta de entrada não só para brasileiros. As facilidades oferecidas para imigrantes estudarem, trabalharem e até fixar residência em definitivo são outros atrativos que enchem os olhos dos brasileiros.

Além disso, o comércio livre e a livre circulação de pessoas e bens também estão entre as maiores vantagens.

IDIOMA

Dono dos mares do mundo em grande parte do segundo milênio, Portugal colonizou e levou seu idioma a diversas nações. Entre elas, o Brasil. Evidentemente há diferenças na forma de falar e se comunicar, até pelas influências indígenas e africanas na formação do povo brasileiro. Estas, porém, estão longe de fazer com que os dois países não se entendam. Muito pelo contrário.

Com isso, os brasileiros tem uma vantagem considerável, já que a língua de Camões e Saramago não é exatamente a mais fácil de ser aprendida por povos de lingua com raiz saxã e germânica, por exemplo. Além do mais, os portugueses costumam receber os brasileiros de maneira cordial e generosa.

EMPREGO

Quem deixa o Brasil rumo a Portugal e não vai lá com uma bolsa de estudos, o faz em busca de melhores condições de emprego. E os brasileiros que lá estão apresentam relatos animadores em relação a salários, desafios profissionais, facilidades oferecidas e oportunidade de crescimento.

Além disso, segundo a OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico) Portugal caminhou, nos últimos anos, para a média positiva no que diz respeito à flexibilidade do mercado.

Ainda segundo dados da OCDE, apenas 24% dos portugueses com idade adulta possuem diploma de terceiro grau. Ou seja: falta mão de obra qualificada para diversos setores e isso torna-se uma chance para estrangeiros que procuram por uma chance de crescer.

Os empreendedores brasileiros também encontram motivos animadores para imigrar.  Portugal é, segundo o Banco Mundial, o 1º colocado dentre os países da União Europeia no quesito facilidade em criar uma empresa.

E então, deu aquela vontade de ir morar fora? Se sim, que tal fazer sendo auxiliado por uma empresa que é especialista exatamente em fazer com que todo o processo ocorra sem quaisquer problemas? A Europa + Você há anos ajuda brasileiros a conseguir vistos provisórios e definitivos, conquistar da cidadania europeia e se transferir e se fixar no país ibérico. Entre em contato conosco e faça com que o seu sonho de morar fora se transforme em realidade e não em pesadelo.