A Irlanda, também chamada de República da Irlanda e Eire, é um Estado soberano da Europa que ocupa cerca de cinco sextos da ilha que leva o mesmo nome. O país é uma república constitucional governada como uma democracia parlamentar. É considerado desenvolvido, tem o oitavo maior IDH do mundo e ótimas classificações em índices que medem o grau de democracia e liberdades como a de imprensa, econômica e política.

 Sua capital é Dublin e a população do país é estimada em 4,8 milhões de habitantes. Além da União Europeia (UE), a Irlanda também é membro do Conselho da Europa, da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), da Organização Mundial do Comércio (OMC) e da Organização das Nações Unidas (ONU).  

Diante de tantas coisas boas a respeito do país em apenas dois parágrafos, é de se imaginar que morar na ilha deva ser muito bom. E se você pensou assim, pensou certo. Abaixo enumeraremos alguns motivos e benefícios de se viver em um local tão agradável. Confira!

 OS IRLANDESES 

Uma das coisas que deixa o brasileiro com um pé atrás em relação a morar em países saxões são a proclamada frieza nas relações interpessoais e a fama de serem mais fechados e até rudes. Se o seu destino é a Irlanda, esqueça isso completamente. Trata-se de um povo em sua maioria (porque, claro, as exceções estão aí para confirmar a regra, não é mesmo?) muito simpático, receptivo educado e festeiro. Ah, e se você gosta de regar a sua diversão com cerveja e whisky, compre passagem só de ida! Tem mais pub do que gente na Irlanda! 

PROSPERIDADE 

Independente da Inglaterra desde 1922, a Irlanda chegou a ser um dos países mais pobres do continente e já passou por bons e maus bocados nestes quase cem anos de soberania. O país começou a crescer economicamente no fim dos anos 80 e esse período durou até 2007. De 2008 a 2012 o Tigre Celta viveu grave crise financeira, solucionada apenas a partir de 2013, quando voltou a navegar por mares mais tranquilos e em 2017 conseguiu a façanha de atingir índices de desenvolvimento três vezes maior do que qualquer outro país europeu. Tanta prosperidade faz com que o povo irlandês desfrute de um dos mais altos salários mínimos do continente: 1.656,20 Euros por mês, quase R$ 7.000,00 pela cotação de julho de 2019. 

HISTÓRIA E CULTURA 

Em determinados momentos, estar na Ilha Esmeralda, como é conhecida a Irlanda, assemelha-se a ser um viajante do tempo. Ainda que você não seja um turista, mesmo tendo residência fixa no país, aprender e desfrutar da história e da cultura do país não requer qualquer esforço além de simplesmente andar pelas ruas de Dublin ou de qualquer outra cidade. Construções em estilo medieval, muitas igrejas, muitos parques, muitos castelos nos estilos que vão do gótico ao moderno, passando pelo viking e o Vitoriano, por exemplo.  

Essas são apenas algumas poucas razões para você optar pelo “sim” ao responder se gostaria de morar na Irlanda. Se a sua opção for realmente essa temos uma dica ainda mais importante: Entre em contato com a Europa + Você! Contamos com especialistas prontos a te atender a contento e transformar o seu sonho de morar nesse lindo país uma realidade de maneira muito mais fácil e prática do que você imagina!